#1 O problema do documento de design

4 ago

Já perdi a conta de quantas vezes digitei “modelo de game design” no google.

Nós sabemos que um modelo perfeito não existe, que não existe modelo at all. Que cada jogo exige uma formatação diferente e que cada gd acaba criando seu jeito de trabalhar. Acredito que o documento de design acaba sendo algo bastante pessoal. Pessoalmente gosto de usar um guia, um lugar para começar. As vezes você tem o funcionamento básico do jogo na sua cabeça mas na hora de passar para o papel precisa descrever tantos elementos que não sabe por onde começar. Encontrei uma maneira de me organizar que funcionou para a maioria dos projetos. Com base no livro do Rouse III Game Design Theory and Practice, outros livros e resultados dessas várias pesquisas de google, surgiu um modelo que serve como ponto de partida. Os documentos finais não ficam nada parecidos com o inicial, mas ele me ajuda a não esquecer de coisas importantes e manter uma organização parecida entre os documentos. Se alguém tiver interesse, eis aqui:

Modelo de GDD

Boa sorte : )

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